Escolha uma Página

Saiba mais sobre o programa vizinhança solidária promovido pela Polícia Militar do Estado de São Paulo

 

Não é de hoje a preocupação do ser humano com a sua segurança e de seus familiares, não é mesmo? Pensando nisso, porque não se aproximar dos seus vizinhos de rua e, juntos, buscarem maior integração e zelo pela segurança de todos? Essa é justamente a proposta do programa Vizinhança Solidária!

Criado em 2009 pela Polícia Militar, o programa teve seu início após um grupo de síndicos de condomínios na região do Itaim Bibi tê-los procurado. O principal objetivo do programa é o de fomentar reuniões constantes entre os vizinhos, com a participação de representantes da polícia, a fim de discutir ações voltadas para a segurança da comunidade.

Desde a sua fundação o programa se expandiu e hoje já é aplicado em diferentes localidades. E para que seja passível de acontecer, o programa Vizinhança Solidária quer resgatar a integração e entrosamento entre os moradores de uma mesma rua, que em decorrência das rotinas cada vez mais frenéticas, veio se perdendo ao longo dos últimos anos.

Esse vínculo solidário atuaria como um mecanismo que contribuiria com o policiamento preventivo, redução da criminalidade local, bem como a busca por soluções adequadas aos demais problemas relativos ao tema da segurança dos moradores.

 

Conexões

 

A retomada e estimulo de um relacionamento mais próximo entre moradores de uma mesma vizinhança contribui para uma quebra de barreiras entre as residências e eleva-se o sentimento de pertencimento aquela região em si.

Compreender que estar atento a segurança dos moradores que residem próximo a você, significa estar antenado à segurança dos seus próprios familiares. Enxergar a residência do outro como uma extensão da sua, como uma teia de conexões que compõe a rua, ajudam a potencializar esse tipo de relacionamento e a confiança de uns nos outros.

Quebrar o gelo tende a estimular cada vez mais a participação de todos dentro da comunidade, além de um olhar mais cuidadoso no que se refere ao monitoramento local, gerando ainda uma rede de informações ricas que atravessa fronteiras e pode englobar outros pontos a melhorar existentes na rua e/ou no bairro.

 

Prevenção primária

 

Investir na prevenção primária é apontado pela própria Polícia Militar como o degrau inicial no combate ao crime. No caso, o morador de dada localidade sente e acompanha diariamente causas e efeitos do crime, o que acaba se tornando uma ferramenta para auxiliar na orientação e direcionamento das ações desempenhadas pela polícia.

Dessa forma, a participação e engajamento dos moradores em um programa como a vizinhança solidária vai ajudar no resgate da sensação de segurança na região onde você mora. Por isso, considere e analise a viabilidade de instaurar o programa por onde vive e, caso o programa já exista na sua região, não deixe de participar!

 

Ferramentas

 

Além das ferramentas utilizadas pela PM, como reuniões com a comunidade, aproximação das lideranças comunitárias e monitoramento dos indicadores criminais na região, os próprios moradores podem e devem organizar a troca de informações, bem como sinais para identificar que está tudo bem ou se há situações de problema.

No caso, investir em sinais ou códigos que possam complementar uma comunicação já feita via grupos de Whatsapp, por exemplo. E é nesse momento que o apito ganha papel de destaque. Um acessório barato e acessível que pode ser de grande importância em momentos de normalidade, apitando duas vezes para indicar esse status, por exemplo, ou um apito mais constante que vai remontar a uma situação de emergência em uma residência vizinha.

Pequenas ações que junto a meios como o apito, podem tornar o processo ainda mais efetivo e eficiente!

 

Na prática

 

A implantação do programa é voluntária e pode acontecer em ruas não somente de um bairro, mas de uma região. Além disso, ele pode acontecer com a identificação de um comércio local que tenha obtido o Certificado de Análise de Risco e de Vulnerabilidade.

Ainda, como já mencionamos, o uso de tecnologias como o Whatsapp, bem como de ferramentas como um apito, são meio simples, para atingir um fim relevante e que trará benefícios à todos!

Ficou interessado? A Apitos Rocket, referência na fabricação e comercialização de apitos de qualidade, pode te ajudar na hora de equipar os moradores da sua vizinhança! Oferecendo os melhores apitos, procuramos sempre ajudar os nossos clientes encontrando a melhor opção para cada necessidade. Entre em contato conosco para solicitar um orçamento e aproveite para conhecer todos os produtos com a qualidade Rocket!