Escolha uma Página

Saiba mais sobre a estrutura, participantes e instrumentos utilizados para se realizar um campeonato

 

Investir em práticas esportivas na escola gera inúmeros benefícios para os alunos. De questões relativas à saúde, por conta da prática de esportes, até uma melhoria na socialização entre os estudantes, considerando as atividades em grupo e realização de algum campeonato. Além disso, contribui positivamente com a prevenção de problemas sociais, auxiliando crianças que estão em vulnerabilidade social e que, em muitos casos, são privadas de oportunidades por não saberem trabalhar em equipe e/ou se relacionarem com outras pessoas.

Entre tais atividades oferecidas por escolas e instituições de ensino estão aulas de dança, judô, basquete, vôlei, handball, futsal, entre muitas outras possibilidades que demandam empenho e dedicação por parte das crianças, jovens interessados e, principalmente, do professor ou educador físico que está desenvolvendo a atividade!

Nesse post você aprenderá um pouco sobre como organizar um campeonato de futsal e qual material é necessário para realizar esse feito!

 

Objetivos

 

Como organizador de um campeonato esportivo, é muito importante estabelecer os objetivos que se espera alcançar com o desenvolvimento da atividade em questão.

Para isso o projeto pode envolver o compartilhamento de conceitos sobre o futsal; procedimentos, com os alunos auxiliando na organização da competição; e atitude, onde serão partilhados a importância do trabalho em equipe e cooperação.

 

Preparação

 

Deve-se escolher qual a modalidade de disputa que será adotada, como torneio ou campeonato. A partir dessas possibilidades, com a modalidade de campeonato definida, é importante ter em mente que o cronograma envolve um tempo maior de desenvolvimento e a escolha do sistema que será utilizado deve ser o de rodízio ou misto.

Além disso, deve-se identificar a idade e experiência dos jogadores, para ajudar no direcionamento da preparação, treinamento e construção das equipes.

O professor / educador físico deve estabelecer ainda uma tabela e o regulamento que vão direcionar os jogos, bem como a atuação do árbitro. Este, tem um papel importante na realização dos jogos, tendo em mente que cuidará para que atividade seja conduzida da melhor e mais segura maneira. Para isso, precisará utilizar equipamentos como cartões e um apito. Por fim, mas não menos importante, definir como acontecerá a premiação dos vencedores do campeonato!

 

Rotina de treinos

 

É importante montar uma rotina adequada ao perfil e habilidades dos estudantes que se inscreveram para participar do campeonato. Definir um objetivo e identificar os fundamentos que precisarão ser aprimorados, como posse de bola, finalização e marcação.

Para ajudar a nortear essa atividade, o professor / educador físico responsável pode seguir, não obrigatoriamente, alguns estágios como: desenvolvimento técnico para situações simples; aspectos táticos individuais; aspectos conceituais e de tomada de decisão; e aprimoramento do modelo de jogo.

 

Motivação é essencial

 

Não adianta somente preparar uma agenda de treinos estruturados, entendendo que isso será suficiente para que os jogadores se sintam engajados e motivados a melhorar o seu desempenho a cada treino e assim atingirem o alto desempenho.

Nesse momento, é essencial lembrar que os alunos são seres humanos, com dias ruins, defeitos e problemas que podem impactar direta ou indiretamente no seu crescimento em quadra. Por isso, busque compreender se alguém da sua equipe está passando por uma dessas situações, busque ouvi-los e dê o suporte que for possível.

Isso com certeza irá ajudá-los a se sentirem mais confortáveis e comprometidos!

 

Árbitro

 

Um profissional muito importante durante a partida de inúmeras modalidades esportivas. O árbitro deve ser capaz de compreender a partida em todos os âmbitos, do jogador, técnico, torcida, a fim de exercer a sua liderança de maneira mais assertiva.

Para que não se acostume somente a um tipo de arbitragem, esse profissional deve participar de vários tipos de competições, com diferentes equipes, com árbitros que atuam de formas variadas, para auxiliar na busca de melhores práticas.

Conhecido por usar equipamentos como apito, cartões de penalidades, cronômetro, entre outros, os dois árbitros de uma partida de futsal, responsáveis por cumprir as regras do jogo, devem estar atentos a todos os lances e marcarem corretamente as infrações!

 

Apito

 

O apito desempenha um papel muito importante na comunicação realizada em campo ou em quadra entre os jogadores e o árbitro. Com um sopro o árbitro pode indicar o início e o fim do jogo, identificar se a bola saiu e o jogo deve começar de onde houve a jogada, parar ou continuar o jogo em decorrência de uma falta, escanteio, cobrança de uma penalidade, entre muitas outras funções!

Esse pequeno instrumento contribui no estabelecimento da ordem no jogo, que pode ser complementada por uma linguagem não verbal, ou seja, gestos, quando os jogadores não falam a mesma língua do juiz, por exemplo.

Vai montar um campeonato de futsal? Conte com a Apitos Rocket, referência na fabricação e comercialização de apitos de qualidade, e que pode te ajudar na hora de compor os equipamentos para o gerenciamento das partidas. Oferecendo os melhores apitos, procuramos sempre ajudar os nossos clientes encontrando a melhor opção para cada necessidade. Entre em contato conosco para solicitar um orçamento e aproveite para conhecer todos os produtos com a qualidade Rocket!