Escolha uma Página

Conheça mais sobre a prática do escotismo e os seus equipamentos essenciais

 

Antes de falarmos sobre os equipamentos necessários para praticar escotismo, vamos a um ponto importante. Você sabe o que é ser um escoteiro? O que ele faz?

A prática do escotismo tem como objetivo ser uma atividade educacional direcionada para crianças e jovens. Dessa forma, são vários os grupos de escoteiros espalhados Brasil afora, organizados por adultos e que buscam promover ações educativas e divertidas com esse público.

Além disso, ser um escoteiro envolve, ainda, o uso de uma roupa apropriada para a ocasião, o que ajuda a deixar todo o processo mais interessante! Com design que lembra as roupas utilizadas por militares, os escoteiros ficam mais confortáveis para enfrentar os desafios do dia a dia.

Os grupos costumam realizar acampamentos em matas, onde as crianças e jovens terão a oportunidade de aprender a se abrigar, se alimentar, entre muitas outras atividades que serão de grande importância no seu desenvolvimento!

Todos na mesma página? Então vamos falar agora sobre os equipamentos!

 

Arrumando a mala

 

É importante que a mala tenha o menor peso e volume possível. Além disso, todos os pertences devem ter indicação do nome da criança ou do adolescente.

Outra informação relevante é a de guardar os itens separadamente em sacos plásticos, tendo um cuidado especial com peças mais macias como as roupas e toalhas. Dessa forma, guarde os objetos mais duros na base da mochila!

E lembre-se: aqueles itens de maior uso precisam ter fácil acesso. Então deixe o material de higiene e utensílios de refeição na parte superior da mochila 😉

 

Vestuário

 

Além do uniforme, durante a preparação para a viagem, a criança ou adolescente deve separar itens que atendam a todos os dias da excursão, bem como as atividades que serão realizadas.

Com isso, peças como camisetas, roupas íntimas, calça, shorts, roupa de banho, meias, capa de chuva, pelo menos um agasalho para o frio, tênis e chinelo, não podem faltar!

Como a rotina pode envolver muita sujeira, com pó e lama, por exemplo, o ideal seria levar roupas e calçados mais velhos, para que seja possível aproveitar ao máximo a experiência!

 

Higiene

 

Se o acampamento vai durar um ou três dias, independe. O que é essencial é estar preparado com os itens mínimos de higiene, como sabonete, shampoo, condicionador, desodorante, escova e pasta de dente, além de absorvente (se necessário). Não se esqueça de incluir, também, uma escova de cabelo ou pente!

Já pensando no sol e nos mosquitos e demais insetos que podem causar certo incômodo, acresça um protetor solar e um repelente na sua bagagem. Dessa forma, você terá muito mais tranquilidade durante a sua estadia.

 

Segurança

 

É nesse momento que a atenção aos detalhes fará a diferença! Durante a arrumação da sua mala, inclua lanterna com pilhas e lâmpadas reserva. Itens de primeiros socorros também são superimportantes.

E para deixar o kit ainda mais completo, lembre-se de levar um apito! Um item de tamanho compacto, porém com grande potencial para auxiliar em situações de emergência e/ou necessidade. Separou-se da equipe? Caiu em uma vala? Essas são apenas algumas das situações onde você pode contar com esse equipamento!

 

Para dormir

 

Depois de um dia puxado, nada melhor do que tirar um cochilo, não é mesmo? Assim, como escoteiro, deve-se lembrar de embalar um saco de dormir, e em alguns casos uma barraca, bem como um isolante térmico que será utilizado para forrar o chão.

Com isso, a criança ou adolescente não passará tanto frio durante a noite e poderá recarregar as baterias para se divertir e aproveitar muito o dia seguinte!

 

Itens proibidos

 

Visando garantir a segurança de todos, alguns itens costumam ser proibidos de levar durante a viagem. Produtos cortantes como vidro e louças, por exemplo, não podem ser transportados.

Além disso, junk food, como balas e salgadinhos, não devem ser transportados, pois desregulam a alimentação e podem trazer formigas para a barraca montada; e equipamentos tecnológicas que possam levar a distração do participante, como mini-games, rádios, entre muitas outras opções.

E aí, ficou interessado? Então não deixe de contar com a Apitos Rocket, referência na fabricação e comercialização de apitos de qualidade, e que pode te ajudar na hora de compor os equipamentos para uma prática de escotismo mais segura e completa. Oferecendo os melhores apitos, procuramos sempre ajudar os nossos clientes encontrando a melhor opção para cada necessidade. Entre em contato conosco para solicitar um orçamento e aproveite para conhecer todos os produtos com a qualidade Rocket!